Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Painel de Indicadores em Saúde Mental
Executor: ImpulsoGov
Período de realização: setembro de 2023 até agosto de 2024.
Apresentação e descrição:
O projeto Painel de Indicadores em Saúde Mental visa ampliar o acesso a dados e informações simplificadas para os gestores de saúde mental dos municípios, que são responsáveis por coordenar toda a rede e os serviços de saúde disponíveis para a população. Para alcançar esse objetivo, o projeto propõe desenvolver, implementar e aprimorar um painel de dados e indicadores de saúde mental para a gestão da Secretaria Municipal de Saúde.
Este painel permitirá a melhor visualização de informações relevantes para o diagnóstico do território e da população atendida, além de orientar uma melhor gestão por parte dos profissionais envolvidos nos serviços de Saúde Mental. Com isso, o projeto pretende contribuir significativamente para a melhoria dos serviços prestados à população.
“As Coordenações dos serviços de saúde mental no SUS lidam com uma alta demanda de trabalho e quando precisam fazer uma análise mais abrangente, analisando diferentes serviços do município simultaneamente, por exemplo, não têm acesso a uma fonte simples de informações. Nossa plataforma potencializa o trabalho dessas equipes por meio do acesso facilitado a indicadores confiáveis, permitindo decisões mais informadas e estratégicas”, afirma Daniela Krausz, líder de Saúde Mental na ImpulsoGov.
Descrição do beneficiário:
O projeto do Painel de Indicadores em Saúde Mental tem como beneficiários os gestores públicos dos serviços de saúde como, por exemplo, os profissionais que Coordenam as Redes de Atenção Psicossocial dos municípios e serviços de saúde mental e que são responsáveis por conduzir os serviços prestados nos municípios e principais decisores sobre o cuidado oferecido para a população. Além disso, ao atuar com um painel que proporciona a gestão desses serviços, o projeto também beneficia os usuários dos serviços públicos de saúde mental. Dados consolidados sobre o perfil dos gestores responsáveis por gerenciar esses serviços e seus usuários são escassos, e esta é uma justamente uma importante motivação deste projeto. Ele permitirá organizar e apresentar dados públicos essenciais a respeito dos serviços de saúde mental e seus usuários.
Lista de municípios:
NORTE – 2 municípios:
Pará (Bragança, Santarém).
NORDESTE – 8 municípios:
Ceará (Canindé, Pacatuba, Quixadá, Quixeramobim), Maranhão (Açailândia), Sergipe (Itabaiana, Lagarto) e Pernambuco (Serra Talhada).
Para acessar o mapa interativo com todos os municípios beneficiados pela iniciativa, clique aqui.
O projeto é apoiado pelo Juntos pela Saúde, uma iniciativa do BNDES para, em parceria com doadores privados, reunir recursos para ampliar o acesso à saúde pública da população brasileira das regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Executor:
A ImpulsoGov é uma organização não governamental e sem fins lucrativos que desenvolve ferramentas e soluções gratuitas para impulsionar o uso inteligente de dados e tecnologia no SUS, para que todas as pessoas no Brasil tenham acesso a serviços de saúde de qualidade. A ONG transforma dados existentes em informações úteis, permitindo que gestores públicos e outros profissionais de saúde meçam desafios e impactos, identifiquem vulnerabilidades, visualizem cenários e tomem decisões baseadas em evidências para melhorar continuamente as políticas públicas de saúde em seus municípios. Já apoiou mais de 150 municípios brasileiros, onde residem mais de 11 milhões de pessoas que dependem do SUS para ter acesso a quaisquer serviços de saúde.
Apoiadores:
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. É o principal instrumento do Governo Federal para financiamento de longo prazo e investimento em todos os segmentos da economia brasileira, com o propósito de melhorar a vida de gerações, promovendo o desenvolvimento econômico, social e ambiental. Com atuação em todo o território nacional, a partir do escritório no Rio de Janeiro (RJ), onde estão concentradas as atividades, com sede oficial em Brasília (DF) e representações regionais em São Paulo (SP) e no Recife (PE).
A RD Saúde é um ecossistema de saúde integral, com 3 mil farmácias em todo o Brasil e negócios em saúde que dividem o propósito de contribuir para uma sociedade mais saudável, cuidando de seus clientes e do planeta. Tem como objetivo auxiliar a construir o futuro da saúde com tecnologia e calor humano, por meio de um ecossistema aberto de soluções em saúde. Atualmente é a maior rede de farmácias do Brasil, tem expandido para além do varejo farmacêutico, integrando soluções B2B e plataformas digitais, além de incorporar a sustentabilidade no centro de sua estratégia.
Gestor:
O IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) fundada em 1999 e pioneira no apoio técnico ao investidor social no Brasil. Com a missão de inspirar, apoiar e ampliar o investimento social privado e seu impacto, trabalha junto a indivíduos, famílias, empresas, fundações e institutos corporativos e familiares, assim como organizações da sociedade civil em ações que transformam realidades e contribuem para a redução das desigualdades sociais no país. Sua atuação baseia-se no tripé geração de conhecimento, consultoria e realização de projetos de impacto, que contribuem para o fortalecimento do ecossistema da filantropia estratégica e da cultura de doação.
Notícias relacionadas:
Saúde mental: um direito humano a ser garantido pelo Estado