
Relatório anual do Juntos pela Saúde é destaque no Natal em foco
26 de junho de 2025 Foi lançado o Relatório de Atividades 2024 do programa Juntos pela Saúde, iniciativa do BNDES, gerida pelo IDIS, o qual deta...
Saiba maisBem-vindo ao site Juntos Pela Saúde
Período de realização:
Apresentação e descrição:
O projeto SUS na Floresta tem como objetivo fortalecer e apoiar a Atenção Primária à Saúde (APS) em comunidades ribeirinhas do estado do Amazonas por meio da estruturação de um sistema de telessaúde integrado ao SUS ampliando a assistência nessas regiões.
Para isso, serão disponibilizadas estruturas físicas adequadas, incluindo sala de espera, alojamento, sala de triagem, consultórios para atendimentos presenciais e teleatendimentos, além de consultório odontológico. A iniciativa prevê a implantação de polos de telessaúde em pontos estratégicos da floresta amazônica, que oferecerão consultas presenciais, teleconsultas e atendimentos odontológicos, além de consultoria técnica para profissionais das secretarias municipais de saúde.
O projeto também prevê formação para as equipes de saúde, com consultorias técnicas em saúde digital, visando aprimorar o acesso e a qualidade do cuidado oferecido às comunidades atendidas.
As estruturas serão equipadas para garantir a continuidade e a resolutividade do cuidado nas regiões atendidas, promovendo também o treinamento em telessaúde para profissionais do SUS e ações de educação em saúde voltadas à população local.
Descrição do beneficiário:
Os beneficiários do projeto, em ambos os ciclos, incluem as populações das comunidades ribeirinhas e os profissionais das Secretarias Municipais de Saúde dos municípios de Carauari, Eirunepé, Itapiranga, Novo Aripuanã e Uarini no estado do Amazonas.
Municípios atendidos:
Para acessar o mapa interativo com todos os municípios beneficiados pelo programa Juntos pela Saúde, clique aqui.
O projeto é apoiado pelo Juntos pela Saúde, uma iniciativa do BNDES, em parceria com doadores privados, com objetivo de reunir recursos para ampliar o acesso à saúde pública da população brasileira das regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Ciclo 1
Apresentação e descrição:
Esse ciclo do projeto realizará a entrega de cinco pontos de apoio à saúde e um alojamento para a gestão das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Amazonas para a realização de consultas presenciais e telemediadas, além de atendimentos odontológicos para as comunidades ribeirinhas tradicionais. Com isto, este ciclo do projeto ambiciona treinar 50 profissionais do SUS em relação a telessaúde, além de realizar ao menos 240 teleconsultas e 180 atendimentos odontológicos até o fim do projeto.
A distribuição dos pontos de apoio e alojamento:
– Carauari: receberá dois pontos de apoio à saúde, em locais diferentes do município;
– Itapiranga: um ponto de apoio à saúde;
– Novo Aripuanã: dois pontos de apoio à saúde, em locais diferentes do município;
– Uarini: um alojamento de apoio à equipe de saúde da Secretaria Municipal de Saúde.
Municípios atendidos
Amazonas: Carauari, Itapiranga, Novo Aripuanã e Uarini.
Ciclo 2
Apresentação e descrição:
Esse ciclo do projeto busca fortalecer a Atenção Básica de Saúde por meio da implementação de infraestrutura de apoio à saúde e da estruturação de ações de saúde digital integradas ao SUS. Para tal, será disponibilizado infraestrutura adequada para consultas presenciais, telemediadas e atendimentos odontológicos instalada na comunidade Ubim, podendo atender também as comunidades de Santo Amaro, Fortaleza e Maravilha, localizadas no município de Eirunepé/AM, dentro da Reserva Extrativista (RESEX) do Rio Gregório.
Também será oferecido consultoria técnica em saúde digital, abrangendo telessaúde, teleorientações, teleeducação e teleconsultoria, para capacitar profissionais das Secretarias Municipais de Saúde. Além disso, promoverá ações de educação em saúde por meio de webpalestras e teleorientações, e desenvolverá estratégias de comunicação para dar transparência às iniciativas do Projeto SUS na Floresta e incentivar sua replicabilidade.
Municípios atendidos:
Amazonas: Eirunepé.
Executor
A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma entidade civil sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, econômica e financeira. Desde 2009, a FAS apoia a área da saúde, oferecendo suporte para transporte emergencial por meio de ambulanchas. A partir de 2012, passou a atuar na implementação do Programa Primeira Infância Ribeirinha e, em 2020, em meio à pandemia de COVID-19, instituiu seu Programa de Saúde. Por meio desse programa, a FAS fortalece o SUS na Floresta, apoiando a Atenção Básica à Saúde em 22 municípios com atendimento telemediado, formação de agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, médicos, enfermeiros e técnicos, além da capacitação de parteiras. A organização também presta assessoramento técnico (teleorientação) para que os municípios desenvolvam seus sistemas de telessaúde, ampliando o alcance dos serviços do SUS.
Apoiador geral
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. É o principal instrumento do Governo Federal para financiamento de longo prazo e investimento em todos os segmentos da economia brasileira, com o propósito de melhorar a vida de gerações, promovendo o desenvolvimento econômico, social e ambiental. Com atuação em todo o território nacional, a partir do escritório no Rio de Janeiro (RJ), onde estão concentradas as atividades, com sede oficial em Brasília (DF) e representações regionais em São Paulo (SP) e no Recife (PE).
Parceiro Ciclo 1
A Umane é uma organização da sociedade civil, independente, isenta e sem fins lucrativos que fomenta iniciativas no âmbito da saúde pública com o objetivo de contribuir para um Sistema Único de Saúde (SUS) mais resolutivo e de melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem no Brasil. A atuação da Umane se dá por meio de três programas: o de Atenção Integral às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), com iniciativas de controle dos fatores de risco, rastreamento, ampliação do acesso à saúde e ao monitoramento dos fatores de risco na Atenção Primária à Saúde; o Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) como ordenadora do cuidado no SUS, por meio do apoio a iniciativas que visem melhorias operacionais, de produtividade de equipes, de integração de serviços e da incorporação de novas tecnologias ao sistema de saúde e o programa Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, financiando programas que acompanhem e monitorem desfechos desfavoráveis durante a gestação e as condições de saúde de crianças e adolescentes no contexto das Doenças Crônicas Não Transmissíveis e dos fatores de risco.
Parceiro Ciclo 2
O Fundo Vale é uma organização de fomento criada para gerar impacto socioambiental positivo. Sua missão é impulsionar soluções que fortaleçam uma economia mais sustentável, justa e inclusiva, por meio de capital catalítico e apoio a negócios e iniciativas inovadoras. Há 15 anos, ajudam a construir uma nova realidade econômica ao investir no desenvolvimento de negócios, na geração de conhecimento e em arranjos financeiros voltados à conservação e recuperação de biomas, com especial atenção para a Amazônia.
Gestor
O IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) fundada em 1999 e pioneira no apoio técnico ao investidor social no Brasil. Com a missão de inspirar, apoiar e ampliar o investimento social privado e seu impacto, trabalha junto a indivíduos, famílias, empresas, fundações e institutos corporativos e familiares, assim como organizações da sociedade civil em ações que transformam realidades e contribuem para a redução das desigualdades sociais no país. Sua atuação baseia-se no tripé geração de conhecimento, consultoria e realização de projetos de impacto, que contribuem para o fortalecimento do ecossistema da filantropia estratégica e da cultura de doação.
Notícias relacionadas
Confira os cinco projetos selecionados no edital Atenção Primária à Saúde
26 de junho de 2025 Foi lançado o Relatório de Atividades 2024 do programa Juntos pela Saúde, iniciativa do BNDES, gerida pelo IDIS, o qual deta...
Saiba mais16 de junho de 2025 Em setembro de 2024, se iniciou oficialmente o “NoHarm: Inteligência para Segurança dos Pacientes”, o qual foi faz parte ...
Saiba mais10 de junho de 2025 Ao final de 2024, o programa Juntos pela Saúde, iniciativa do BNDES, gerida pelo IDIS, expandiu seu portfólio de projetos, pa...
Saiba mais26 de maio de 2025 Encontro realizado em Santarém (PA) explorou diagnósticos sobre linhas de cuidado e conectividade e refinou o desenho das aç...
Saiba mais