Executor: Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP)
Parceiros Técnicos: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Instituto Gonçalo Muniz (IGM) | Fiocruz – Bahia
Período de realização: fevereiro de 2025 até agosto de 2026
Apresentação e descrição:
O projeto Sistema de Antecipação de Surtos (AESOP – Alert-Early System of Outbreaks with Pandemic Potential), visa desenvolver e implementar um sistema de alerta antecipado e geograficamente localizado para surtos respiratórios. Para isso, será realizado um monitoramento contínuo de atendimentos na Atenção Primária à Saúde (APS), análise de dados clínicos e alternativos de vigilância, visando maior precisão na detecção precoce de possíveis surtos de doenças respiratórias.
Entre as iniciativas a serem realizadas para viabilizar este objetivo estão:
– Desenvolvimento, implementação e validação de algoritmos de detecção de anomalias a partir de dados clínicos;
– Protocolos para coleta e análise de amostras ambientais de Síndrome Respiratória Aguda (SRA);
– Desenvolvimento de mapas detalhados mostrando as áreas de maior risco para surtos de síndromes respiratórias com base em fatores clínicos, socioeconômicos e bioclimatológicos;
– Criação de uma plataforma digital interativa para capacitação de educadores e agentes comunitários sobre prevenção e controle de síndromes respiratórias.
O Sistema de Antecipação de Surtos, que utiliza inteligência artificial e aprendizado de máquina, será implementado a partir de 2025 nas capitais do Nordeste e Norte, com previsão de expansão para os demais municípios destas regiões ao longo do estudo.
Os alertas, analisados e validados por gestores de saúde por meio de relatórios, poderão antecipar a identificação de surtos por métodos tradicionais. Voltado para gestores e não diretamente para usuários do SUS, o AESOP reforça a relevância da APS ao aprimorar a detecção de surtos, beneficiando a saúde pública e as comunidades.
Descrição do beneficiário:
São beneficiários desta iniciativa todos os municípios do Norte e Nordeste do Brasil.
Municípios atendidos:
Para acessar o mapa interativo com todos os municípios beneficiados pelo programa Juntos pela Saúde, clique aqui.
O projeto é apoiado pelo Juntos pela Saúde, uma iniciativa do BNDES, em parceria com doadores privados, com objetivo de reunir recursos para ampliar o acesso à saúde pública da população brasileira das regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Executor
O Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) é uma associação privada sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, voltada para o desenvolvimento tecnológico, a inovação e a produção industrial de soluções diagnósticas destinadas ao setor de saúde no Brasil, atendendo tanto o setor público quanto o privado, com especial atenção ao Sistema Único de Saúde (SUS). Fundado em 1999, o IBMP foi estabelecido para fortalecer a capacidade tecnológica e científica no Paraná, atuando como uma Instituição Científica e Tecnológica (ICT). Ao longo dos anos, consolidou-se como um importante ator no avanço da ciência e tecnologia no país, contribuindo para o abastecimento de produtos e soluções de alta qualidade para a rede pública de saúde e contribuindo para o desenvolvimento do setor de diagnóstico no Brasil.
Parceiros
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. É o principal instrumento do Governo Federal para financiamento de longo prazo e investimento em todos os segmentos da economia brasileira, com o propósito de melhorar a vida de gerações, promovendo o desenvolvimento econômico, social e ambiental. Com atuação em todo o território nacional, a partir do escritório no Rio de Janeiro (RJ), onde estão concentradas as atividades, com sede oficial em Brasília (DF) e representações regionais em São Paulo (SP) e no Recife (PE).
A Umane é uma organização da sociedade civil, independente, isenta e sem fins lucrativos que fomenta iniciativas no âmbito da saúde pública com o objetivo de contribuir para um Sistema Único de Saúde (SUS) mais resolutivo e de melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem no Brasil. A atuação da Umane se dá por meio de três programas: o de Atenção Integral às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), com iniciativas de controle dos fatores de risco, rastreamento, ampliação do acesso à saúde e ao monitoramento dos fatores de risco na Atenção Primária à Saúde; o Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) como ordenadora do cuidado no SUS, por meio do apoio a iniciativas que visem melhorias operacionais, de produtividade de equipes, de integração de serviços e da incorporação de novas tecnologias ao sistema de saúde e o programa Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, financiando programas que acompanhem e monitorem desfechos desfavoráveis durante a gestação e as condições de saúde de crianças e adolescentes no contexto das Doenças Crônicas Não Transmissíveis e dos fatores de risco.
Gestão
O IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) fundada em 1999 e pioneira no apoio técnico ao investidor social no Brasil. Com a missão de inspirar, apoiar e ampliar o investimento social privado e seu impacto, trabalha junto a indivíduos, famílias, empresas, fundações e institutos corporativos e familiares, assim como organizações da sociedade civil em ações que transformam realidades e contribuem para a redução das desigualdades sociais no país. Sua atuação baseia-se no tripé geração de conhecimento, consultoria e realização de projetos de impacto, que contribuem para o fortalecimento do ecossistema da filantropia estratégica e da cultura de doação.
Parceiros técnicos
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é uma instituição brasileira, vinculada ao Ministério da Saúde, de ciência, tecnologia e inovação em ciências biológicas e da saúde, que tem como objetivo promover a saúde e o desenvolvimento social, gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico e ser um agente da cidadania. É a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina.
O Instituto Gonçalo Muniz (IGM) | Fiocruz – Bahia é um centro brasileiro de pesquisa e ensino da Fiocruz, situado em Salvador, Bahia. O instituto desenvolve pesquisa científica e provê serviços relacionados ao campo da saúde pública, além de cursos de pós-graduação.
Quero apoiar