
Relatório anual do Juntos pela Saúde é destaque no Natal em foco
26 de junho de 2025 Foi lançado o Relatório de Atividades 2024 do programa Juntos pela Saúde, iniciativa do BNDES, gerida pelo IDIS, o qual deta...
Saiba maisBem-vindo ao site Juntos Pela Saúde
Parceiros Técnicos: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Instituto Gonçalo Muniz (IGM) | Fiocruz – Bahia
Período de realização: fevereiro de 2025 até agosto de 2026
Apresentação e descrição:
O projeto Sistema de Antecipação de Surtos (AESOP – Alert-Early System of Outbreaks with Pandemic Potential), visa desenvolver e implementar um sistema de alerta antecipado e geograficamente localizado para surtos respiratórios. Para isso, será realizado um monitoramento contínuo de atendimentos na Atenção Primária à Saúde (APS), análise de dados clínicos e alternativos de vigilância, visando maior precisão na detecção precoce de possíveis surtos de doenças respiratórias.
Entre as iniciativas a serem realizadas para viabilizar este objetivo estão:
– Desenvolvimento, implementação e validação de algoritmos de detecção de anomalias a partir de dados clínicos;
– Protocolos para coleta e análise de amostras ambientais de Síndrome Respiratória Aguda (SRA);
– Desenvolvimento de mapas detalhados mostrando as áreas de maior risco para surtos de síndromes respiratórias com base em fatores clínicos, socioeconômicos e bioclimatológicos;
– Criação de uma plataforma digital interativa para capacitação de educadores e agentes comunitários sobre prevenção e controle de síndromes respiratórias.
O Sistema de Antecipação de Surtos, que utiliza inteligência artificial e aprendizado de máquina, será implementado a partir de 2025 nas capitais do Nordeste e Norte, com previsão de expansão para os demais municípios destas regiões ao longo do estudo.
Os alertas, analisados e validados por gestores de saúde por meio de relatórios, poderão antecipar a identificação de surtos por métodos tradicionais. Voltado para gestores e não diretamente para usuários do SUS, o AESOP reforça a relevância da APS ao aprimorar a detecção de surtos, beneficiando a saúde pública e as comunidades.
Descrição do beneficiário:
São beneficiários desta iniciativa todos os municípios do Norte e Nordeste do Brasil.
Municípios atendidos:
Para acessar o mapa interativo com todos os municípios beneficiados pelo programa Juntos pela Saúde, clique aqui.
O projeto é apoiado pelo Juntos pela Saúde, uma iniciativa do BNDES, em parceria com doadores privados, com objetivo de reunir recursos para ampliar o acesso à saúde pública da população brasileira das regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Executor
O Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) é uma associação privada sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, voltada para o desenvolvimento tecnológico, a inovação e a produção industrial de soluções diagnósticas destinadas ao setor de saúde no Brasil, atendendo tanto o setor público quanto o privado, com especial atenção ao Sistema Único de Saúde (SUS). Fundado em 1999, o IBMP foi estabelecido para fortalecer a capacidade tecnológica e científica no Paraná, atuando como uma Instituição Científica e Tecnológica (ICT). Ao longo dos anos, consolidou-se como um importante ator no avanço da ciência e tecnologia no país, contribuindo para o abastecimento de produtos e soluções de alta qualidade para a rede pública de saúde e contribuindo para o desenvolvimento do setor de diagnóstico no Brasil.
Parceiros
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. É o principal instrumento do Governo Federal para financiamento de longo prazo e investimento em todos os segmentos da economia brasileira, com o propósito de melhorar a vida de gerações, promovendo o desenvolvimento econômico, social e ambiental. Com atuação em todo o território nacional, a partir do escritório no Rio de Janeiro (RJ), onde estão concentradas as atividades, com sede oficial em Brasília (DF) e representações regionais em São Paulo (SP) e no Recife (PE).
A Umane é uma organização da sociedade civil, independente, isenta e sem fins lucrativos que fomenta iniciativas no âmbito da saúde pública com o objetivo de contribuir para um Sistema Único de Saúde (SUS) mais resolutivo e de melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem no Brasil. A atuação da Umane se dá por meio de três programas: o de Atenção Integral às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), com iniciativas de controle dos fatores de risco, rastreamento, ampliação do acesso à saúde e ao monitoramento dos fatores de risco na Atenção Primária à Saúde; o Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) como ordenadora do cuidado no SUS, por meio do apoio a iniciativas que visem melhorias operacionais, de produtividade de equipes, de integração de serviços e da incorporação de novas tecnologias ao sistema de saúde e o programa Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, financiando programas que acompanhem e monitorem desfechos desfavoráveis durante a gestação e as condições de saúde de crianças e adolescentes no contexto das Doenças Crônicas Não Transmissíveis e dos fatores de risco.
Gestão
O IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) fundada em 1999 e pioneira no apoio técnico ao investidor social no Brasil. Com a missão de inspirar, apoiar e ampliar o investimento social privado e seu impacto, trabalha junto a indivíduos, famílias, empresas, fundações e institutos corporativos e familiares, assim como organizações da sociedade civil em ações que transformam realidades e contribuem para a redução das desigualdades sociais no país. Sua atuação baseia-se no tripé geração de conhecimento, consultoria e realização de projetos de impacto, que contribuem para o fortalecimento do ecossistema da filantropia estratégica e da cultura de doação.
Parceiros técnicos
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é uma instituição brasileira, vinculada ao Ministério da Saúde, de ciência, tecnologia e inovação em ciências biológicas e da saúde, que tem como objetivo promover a saúde e o desenvolvimento social, gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico e ser um agente da cidadania. É a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina.
O Instituto Gonçalo Muniz (IGM) | Fiocruz – Bahia é um centro brasileiro de pesquisa e ensino da Fiocruz, situado em Salvador, Bahia. O instituto desenvolve pesquisa científica e provê serviços relacionados ao campo da saúde pública, além de cursos de pós-graduação.
26 de junho de 2025 Foi lançado o Relatório de Atividades 2024 do programa Juntos pela Saúde, iniciativa do BNDES, gerida pelo IDIS, o qual deta...
Saiba mais16 de junho de 2025 Em setembro de 2024, se iniciou oficialmente o “NoHarm: Inteligência para Segurança dos Pacientes”, o qual foi faz parte ...
Saiba mais10 de junho de 2025 Ao final de 2024, o programa Juntos pela Saúde, iniciativa do BNDES, gerida pelo IDIS, expandiu seu portfólio de projetos, pa...
Saiba mais26 de maio de 2025 Encontro realizado em Santarém (PA) explorou diagnósticos sobre linhas de cuidado e conectividade e refinou o desenho das aç...
Saiba mais