Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Impulso Previne
Executor: ImpulsoGov
Período de realização:
Apresentação e descrição
O Impulso Previne é uma solução digital que centraliza em uma única plataforma, dados, análises e recomendações em relação aos principais indicadores da Atenção Primária à Saúde (APS). A APS é o primeiro nível de estruturação e organização de serviços no âmbito do atendimento à saúde, sendo considerada a porta de entrada do SUS, e é responsável por organizar o fluxo de atendimentos, além de garantir uma rotina de saúde que culmine em uma melhor qualidade de vida para as pessoas que utilizam o sistema.
A plataforma apresenta dados essenciais à gestão dos atendimentos e acompanhamento dos indicadores de saúde que devem ser monitorados e reportados ao Ministério da Saúde, portanto, de forma rápida e descomplicada, a solução facilita a priorização de ações pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e melhoram significativamente a qualidade dos serviços prestados nas UBSs.
Por meio do Impulso Previne, as equipes de saúde podem acessar informações atualizadas sobre os pacientes de forma individualizada a partir de indicadores de saúde. Um exemplo é que a ferramenta permite identificar quem são as mulheres que ainda não fizeram o exame preventivo de câncer de colo de útero e quem é a equipe de saúde responsável por identificá-la e oferecer o exame.
Além disso, ao longo do projeto, as Secretarias de Saúde dos municípios beneficiados recebem formação e suporte técnico da equipe da ImpulsoGov para que possam continuar a utilizar a tecnologia disponibilizada.
Descrição do beneficiário
São beneficiários deste projeto as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de diversos municípios do Norte e Nordeste e respectivos profissionais de saúde (enfermeiros, médicos, coordenadores de atenção primária etc.).
Ciclo 1
Período de realização: Setembro de 2023 a junho de 2024
Apresentação e descrição:
Nesse ciclo, desenvolvido em parceria com o Instituto Dynamo, o Impulso Previne teve como foco fortalecer a gestão em 19 municípios selecionados por meio da ampliação do uso de indicadores de saúde, em especial o indicador citopatológico, essencial na prevenção do câncer de colo do útero. Desde o início também foram trabalhados outros indicadores relacionados à saúde da mulher, gestantes, doenças crônicas e vacinação, promovendo uma abordagem abrangente e integrada.
Sendo este um sério problema para a saúde das mulheres, o projeto contribuiu com o aumento do rastreio de mulheres cujos exames de prevenção precisavam ser realizados, fortalecendo as ações de prevenção da doença e a qualidade da Atenção Primária à Saúde.
Durante a execução, foram alcançadas metas importantes:
– Fortalecimento da gestão baseada em dados, melhorando a análise e ações estratégicas direcionadas pelos indicadores de Atenção Primária;
– Expansão da formação profissional por meio da qualificação dos profissionais para o uso otimizado de dados e melhoria dos atendimentos de saúde;
– Aprimoramento dos resultados na prevenção do câncer de colo de útero, fortalecendo o acompanhamento preventivo mais eficiente e abrangente para as mulheres.
“Oferecemos ferramentas de gestão simples e eficazes, focadas em indicadores de prevenção em saúde. Por meio delas, profissionais do SUS podem identificar, por exemplo, quais mulheres em determinado bairro ainda não realizaram o exame preventivo de câncer do colo do útero. Essas informações são essenciais para orientar o trabalho das profissionais de saúde e contribuem para aprimorar o cuidado oferecido à população”, explica João Abreu, co-fundador e diretor executivo da ImpulsoGov.
Municípios atendidos
NORTE – 6 municípios:
Amapá (Mazagão, Oiapoque), Amazonas (Lábrea), Pará (Afuá), Roraima (Bonfim) e Tocantins (Rio da Conceição)
NORDESTE – 13 municípios:
Bahia (Inhambupe, Jacobina, Jandaíra), Ceará (Tarrafas), Maranhão (Brejo de Areia, Carolina, Colinas, Nova Olinda do Maranhão, Viana), Pernambuco (Tamandaré), Piauí (Cristino Castro, Fartura do Piauí, Santa Luz).
Para acessar o mapa interativo com todos os municípios beneficiados pela iniciativa, clique aqui.
Ciclo 2:
Período de realização: Janeiro de 2024 a dezembro de 2025
Apresentação e descrição:
Neste ciclo, desenvolvido em parceria com a Umane, o Impulso Previne será expandido para mais 240 municípios em todos os estados do Norte e Nordeste. O projeto passa a atuar não apenas no incentivo à detecção do câncer de colo de útero, mas também na melhoria de outros indicadores de prevenção, como aqueles relacionados à vacinação infantil, diagnóstico precoce do câncer de colo de útero (papanicolau), pré-natal e odontológico adequado das gestantes, e acompanhamento de pessoas com diabetes e hipertensão.
Para além disso, este segundo ciclo foca em desenvolver e aprimorar duas ações:
– Desenvolvimento das listas com os status detalhados dos pacientes e formação dos gestores de saúde em relação aos indicadores de Atenção Primária à Saúde (APS);
– Desenvolvimento da funcionalidade de mensageria personalizada, a partir de envio de mensagens de texto diretamente para cidadãos, impulsionando a divulgação de informações relevantes sobre cuidados com a saúde e a conscientização da população e um contato mais próximo com profissionais da saúde.
Além do aprimoramento dessas funcionalidades para os municípios contemplados, a partir do desenvolvimento de novas tecnologias, estas tornam-se disponíveis para os demais que já utilizam a solução da ImpulsoGov.
Municípios atendidos
Para acessar o mapa interativo com todos os municípios beneficiados pela iniciativa, clique aqui.
O projeto é apoiado pelo Juntos pela Saúde, uma iniciativa do BNDES para, em parceria com doadores privados, reunir recursos para ampliar o acesso à saúde da população brasileira das regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Executor
A ImpulsoGov é uma organização não governamental e sem fins lucrativos que desenvolve ferramentas e soluções gratuitas para impulsionar o uso inteligente de dados e tecnologia no SUS, para que todas as pessoas no Brasil tenham acesso a serviços de saúde de qualidade. A ONG transforma dados existentes em informações úteis, permitindo que gestores públicos e outros profissionais de saúde meçam desafios e impactos, identifiquem vulnerabilidades, visualizem cenários e tomem decisões baseadas em evidências para melhorar continuamente as políticas públicas de saúde em seus municípios. Já apoiou mais de 150 municípios brasileiros, onde residem mais de 11 milhões de pessoas que dependem do SUS para ter acesso a quaisquer serviços de saúde.
Apoiador geral
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. É o principal instrumento do Governo Federal para financiamento de longo prazo e investimento em todos os segmentos da economia brasileira, com o propósito de melhorar a vida de gerações, promovendo o desenvolvimento econômico, social e ambiental. Com atuação em todo o território nacional, a partir do escritório no Rio de Janeiro (RJ), onde estão concentradas as atividades, com sede oficial em Brasília (DF) e representações regionais em São Paulo (SP) e no Recife (PE).
Apoiador Ciclo 1
O Instituto Dynamo é uma associação sem fins lucrativos que tem por objetivo promover e incentivar o desenvolvimento humano e contribuir para redução de desigualdades sociais através do financiamento e do apoio a projetos sociais. A educação é seu foco de trabalho desde o início com projetos de formação em educação infantil, apoio à escolas públicas, atividades diversas no contraturno escolar, bolsa de estudos, entre outros. Durante a pandemia da COVID-19, decidiu ampliar seu foco financiando e apoiando projetos na área da saúde.
Apoiador Ciclo 2
A Umane é uma organização da sociedade civil, independente, isenta e sem fins lucrativos que fomenta iniciativas no âmbito da saúde pública com o objetivo de contribuir para um Sistema Único de Saúde (SUS) mais resolutivo e de melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem no Brasil. A atuação da Umane se dá por meio de três programas: o de Atenção Integral às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), com iniciativas de controle dos fatores de risco, rastreamento, ampliação do acesso à saúde e ao monitoramento dos fatores de risco na Atenção Primária à Saúde; o Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) como ordenadora do cuidado no SUS, por meio do apoio a iniciativas que visem melhorias operacionais, de produtividade de equipes, de integração de serviços e da incorporação de novas tecnologias ao sistema de saúde e o programa Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, financiando programas que acompanhem e monitorem desfechos desfavoráveis durante a gestação e as condições de saúde de crianças e adolescentes no contexto das Doenças Crônicas Não Transmissíveis e dos fatores de risco.
Gestor
O IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) fundada em 1999 e pioneira no apoio técnico ao investidor social no Brasil. Com a missão de inspirar, apoiar e ampliar o investimento social privado e seu impacto, trabalha junto a indivíduos, famílias, empresas, fundações e institutos corporativos e familiares, assim como organizações da sociedade civil em ações que transformam realidades e contribuem para a redução das desigualdades sociais no país. Sua atuação baseia-se no tripé geração de conhecimento, consultoria e realização de projetos de impacto, que contribuem para o fortalecimento do ecossistema da filantropia estratégica e da cultura de doação.
Notícias relacionadas:
Projeto de combate ao câncer de colo é o primeiro contratado da Iniciativa Juntos pela Saúde