Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Encontro em São Luís reúne parceiros e representantes de 21 municípios maranhenses empenhados na melhoria da saúde pública
#tags: bndes, ciclo saúde, fundação vale, idis, impacto social, juntos pela saúde, matchfunding, Wheaton,
4 de março de 2024
Evento aconteceu na sexta-feira (1º de março), no Parque Botânico Vale São Luís
Prefeitos, secretários e gestores de 21 dos 24 municípios maranhenses, vizinhos da Estrada de Ferro Carajás (EFC) e consorciados ao CIM (Consórcio Intermunicipal Multimodal) se reuniram na sexta-feira passada, dia 01/03, no Parque Botânico Vale, em São Luís, para um encontro sobre as parcerias para a ampliação do acesso de populações mais vulnerabilizadas e o fortalecimento da saúde pública. Contribuir para o fortalecimento da Atenção Básica, por meio da doação de equipamentos e mobiliários e da formação continuada das equipes de 100% das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e CRASs (Centro de Referência de Assistência Social) dos municípios participantes. No estado, o programa alcança 396 UBSs e 55 CRASs, que juntos atendem uma população estimada de 1,9 milhões de pessoas.
O programa Ciclo Saúde Proteção Social é uma iniciativa da Fundação Vale, realizado em parceria com Cedaps (Centro de Promoção da Saúde) e secretarias municipais de saúde e assistência social. A implementação do programa no Maranhão, além da consolidação em oito municípios do Pará, ocorre por meio do Fundo Juntos pela Saúde, iniciativa do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) gerida pelo IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social). Em parceria com doadores privados, a iniciativa busca reunir recursos para apoiar e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. A cada real doado por outras instituições, o BNDES aporta outro real, em um modelo de matchfunding.
“O programa Ciclo Saúde Proteção Social representa a potência da colaboração entre setor privado, setor público e terceiro setor atuando para melhorar a saúde da população mais vulnerável do Estado”, Paula Fabiani, CEO do IDIS, que esteve presente no Encontro.
O Encontro reuniu mais de 100 pessoas, entre representantes da Fundação Vale, Cedaps, BNDES, IDIS, Wheaton Precious Metals, o CIM, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e 21 dos 24 municípios participantes, que reafirmaram seus compromissos com uma saúde pública de qualidade e para todos, por meio de articulação intersetorial, reforçando a centralidade dos municípios na efetividade das políticas públicas.
O evento também contou com a conferência “A importância da educação permanente dos gestores e profissionais para o fortalecimento das políticas públicas”, ministrada por Anna Tereza Miranda Soares de Moura, médica, doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), professora titular do Departamento de Pediatria da UERJ e pós-doutora em Educação para Profissionais da Saúde pela USP.
O Encontro Intermunicipal encerrou uma agenda de atividades presenciais em São Luís, realizadas ao longo da semana, que incluíram of, por exemplo, 13 oficinas formativas com profissionais e gestão da Atenção Básica e uma reunião técnica. Desde dezembro do ano passado, a iniciativa já realizou mais de 100 oficinas formativas para cerca de 2.000 profissionais da Atenção Básica no Maranhão, totalizando cerca de 849 horas de formação (virtual e presencial).
Fazem parte do projeto, além da capital São Luís, os municípios de Açailândia, Alto Alegre do Pindaré, Anajatuba, Arari, Bacabeira, Bom Jardim, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Cidelândia, Igarapé do Meio, Itapecuru-Mirim, Itinga do Maranhão, Miranda do Norte, Monção, Pindaré Mirim, Santa Inês, Santa Rita, São Francisco do Brejão, São Pedro da Água Branca, Santa Luzia, Tufilândia, Vila Nova dos Martírios e Vitória do Mearim.