Nos dias 28, 29 e 30 de abril, o Ciclo Saúde Proteção Social realizou a Mostra de Práticas Compartilhando Experiências Exitosas SUS e SUAS, em três municípios do Maranhão: São Pedro da Água Branca (28), Cidelândia (29) e São Francisco do Brejão (30). Como parte do percurso formativo do programa, pela primeira vez, as equipes das UBS, dos CRAS e das gestões da Atenção Básica e da Proteção Social Básica se reuniram para trocar práticas, conhecimentos e reflexões sobre as suas atuações nos territórios e a importância do trabalho integrado entre as políticas do SUS (Sistema Único de Saúde) e do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).
Em cada Mostra de Práticas foram apresentadas as atividades realizadas pelas equipes das UBS (Unidades Básicas de Saúde) e dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), além dos Planos Locais de Ação elaborados e executados a partir das oficinas do Ciclo Saúde Proteção Social. Essas iniciativas, com planejamento, articulação e recursos disponíveis contribuíram para aproximar os usuários das unidades, fortalecendo os vínculos e a relação com as comunidades. Durante as apresentações, os participantes refletiram sobre os resultados, os desafios enfrentados e os caminhos para a continuidade da realização de cada plano.
Foto 1
Image 1 of 15
Mostra de Práticas do Ciclo Saúde Proteção Social. 28 de abril 2025, São Pedro da Água Branca (MA). Crédito: CEDAPS.
Durante esses encontros, as equipes foram estimuladas a, conjuntamente, trocar ideias, experiências e planejar as próximas ações, dando atenção às necessidades específicas de seus territórios. Dessa forma, a Mostra de Práticas buscou evidenciar a força da integração entre saúde, assistência e outras áreas, com temáticas que dialogam entre si e contribuem para ampliar o acesso da comunidade a diferentes serviços. As três Mostras de Práticas contaram com mais de 150 participantes no evento, além de terem alcançado mais de 1100 beneficiários.
O programa Ciclo Saúde Proteção Social é uma iniciativa da Fundação Vale, realizada em parceria com o CEDAPS (Centro de Promoção da Saúde). Esta implementação do projeto no Maranhão, assim como em oito municípios do Pará, faz parte do programa Juntos pela Saúde, iniciativa do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) gerida pelo IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social) e que conta com o apoio da Fundação Vale e Wheaton Precious Metals. O projeto atua em conjunto com secretarias municipais de saúde e assistência social, e busca contribuir para o fortalecimento da Atenção Básica (SUS) e reduzir as desigualdades de acesso das populações mais vulnerabilizadas.
Confira a agenda do evento:
28 de abril – São Pedro da Água Branca
8h às 13h
Auditório do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA)
29 de abril – Cidelândia
8h às 12h / 13h às 17h
Câmara Municipal de Cidelândia
30 de abril – São Francisco do Brejão
8h às 12h / 13h às 17h
Câmara Municipal de São Francisco do Brejão