Bem-vindo ao site Juntos Pela Saúde

MENU

Ciclo Saúde Proteção Social realiza semana com atividades presenciais em Marabá (PA)


#tags: bndes, cedaps, Ciclo Saúde Proteção Social, fundação vale, idis, Norte e Nordeste, saúde pública, sus, Wheathon,

Agenda aconteceu entre os dias 19 e 22 de março envolvendo atividades  formativas e doação de equipamentos e mobiliários

O Ciclo Saúde Proteção Social é uma iniciativa da Fundação Vale, realizada em parceria com Cedaps (Centro de Promoção da Saúde) e secretarias municipais de saúde e assistência social. O Projeto ocorre em oito municípios do Pará e 24 do Maranhão e é executado por meio do Fundo Juntos pela Saúde, iniciativa do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) gerida pelo IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social).

Em parceria com doadores privados, a iniciativa busca reunir recursos para apoiar e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. O Ciclo Saúde conta também com a parceria da Wheaton Precious Metals.

Como parte de sua atuação nos municípios participantes (fazem parte do projeto no Pará, além de Marabá, Bom Jesus do Tocantins, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado do Carajás, Parauapebas, Ourilândia do Norte e Tucumã), o Ciclo Saúde Proteção Social realizou, entre os dias 19 a 22 de março, atividades como oficinas com profissionais da Saúde e da Assistência Social e a entrega de cerca de 600 equipamentos e mobiliários para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do município.

 

Oficina temática com os 4 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Marabá (PA), no âmbito do Projeto Ciclo Saúde Proteção Social.

 

Participaram dos encontros representantes do IDIS (Yone Moreno e Carolina Lopes), da Fundação Vale (Juliana Barreto), do CEDAPS (Amanda Campos, Nerice Ventura e Juliana Maio), além da Coordenadora de Atenção Básica de Marabá (Sabrina Acyoly Monteiro da Silva) e do Coordenador de Estratégia e Saúde da Família de Marabá (Matheus Dias Lemos).

Os profissionais de cinco UBS participaram de tutorias que tiveram por objetivo o acompanhamento das equipes e apoio ao desenvolvimento dos Plano Locais de Promoção da Saúde, criados durante as Oficinas Básicas, no início do processo formativo das equipes no Projeto. Esses planos são colocados em prática junto aos usuários das UBS. As tutorias também visam monitorar o desenvolvimento das atividades de promoção da saúde implementadas. A agenda com os profissionais dos CRAS envolveu duas oficinas formativas e tutorias.

No dia 20 de março aconteceu a entrega dos equipamentos e mobiliários para as Secretarias de Saúde e Assistência Social. Entre as entregas para a Saúde estão um consultório odontológico portátil, câmara fria para vacinas, aparelhos de pressão, balanças adulto e infantil e oxímetros, que contribuem para o aumento da oferta de serviços e a melhoria do atendimento ofertado à população local.

Já Assistência Social recebeu itens como tablets e notebooks, que servirão de apoio e fomento às atividades de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários junto aos usuários, incluindo crianças, adolescentes, jovens e idosos, além de auxiliar na ampliação do acesso aos programas, serviços e benefícios socioassistenciais.

Ainda no dia 20 de março, o Ciclo Saúde Proteção Social também entregou as placas com os mapas impressos da área de abrangência de 16 UBS do município, como um dos produtos do apoio à gestão na temática Geoplanejamento em Saúde. Esses mapas são fruto de uma construção coletiva, envolvendo as equipes das UBS.

 

no images were found


Destaques

. Descrição completa da imagem: . Legenda da imagem:

Confira os cinco projetos selecionados no edital Atenção Primária à Saúde

Foto: Karina Zambrana / SESAI - Ministério da Saúde O edital Atenção Primária à Saúde no Norte e Nordeste divulga os cinco projetos selecionad...

Saiba mais
. Descrição completa da imagem: . Legenda da imagem:

Juntos pela Saúde é apresentado a Governador do Amazonas

O programa cujo intuito é fortalecer o Sistema Único de Saúde no Norte e Nordeste do Brasil, Juntos pela Saúde, foi apresentado ao Governador do E...

Saiba mais
. Descrição completa da imagem: . Legenda da imagem:

Conheça os projetos convocados para a apresentação oral do edital Atenção Primária em Saúde do SUS no Norte e Nordeste

Conforme previsto no edital de “Atenção Primária em Saúde do SUS no Norte e Nordeste”, lançado no início deste ano pelo Programa Juntos pela...

Saiba mais
. Descrição completa da imagem: . Legenda da imagem:

O SUS e os desafios da Atenção Primária à Saúde

O Sistema Único de Saúde (SUS) é um caso de sucesso reconhecido mundialmente. Em um país de dimensões continentais, como o Brasil, ele quebrou pa...

Saiba mais