Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Ciclo Saúde Proteção Social
Executor: Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS)
Período de realização: setembro de 2023 até outubro de 2026
Apresentação e descrição:
O Ciclo Saúde e Proteção Social contribui para o fortalecimento da Atenção Básica (AB) no Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando sua capacidade de diagnóstico, planejamento, operacionalização, monitoramento e avaliação dos serviços por meio de Planos de Trabalho Compartilhados com a gestão pública, orientados pelas necessidades de saúde das populações locais.
Seus objetivos são apoiar a gestão pública no aprimoramento de programas e políticas municipais; realizar formações para equipes de profissionais da Atenção Básica; aprimorar os processos de trabalho através do estímulo à implantação de práticas de educação em saúde; e proporcionar melhorias nas condições físicas (mobiliário e equipamentos) das unidades de saúde.
Fundamentalmente o projeto está dividido em 6 frentes:
1. Diagnóstico/Atualização e Pactuações: formalização das parcerias e atualização da linha de base para monitoramento, avaliação e elaboração de Planos de Trabalho Compartilhados com a gestão pública.
2. Equipagem: doação de equipamentos e mobiliários para melhorar a estrutura das UBS e apoiar serviços essenciais (CRAS/SUAS), visando ampliar o acesso da população e combater desigualdades.
3. Educação Permanente para a Promoção da Saúde: atividades formativas voltadas para a gestão e profissionais da saúde atuantes nos territórios, fortalecendo capacidades para o desenvolvimento de políticas públicas mais saudáveis e práticas voltadas para usuários, famílias e comunidades, com foco na redução das desigualdades.
4. Geoplanejamento em Saúde – Território e Indicadores: desenvolvimento de capacidades de gestão baseadas em indicadores, mapeamento digital e impresso dos territórios, e uso de ferramentas tecnológicas para aprimorar a gestão baseada em indicadores.
5. Comunicação em Saúde: desenvolvimento de campanhas temáticas voltadas para alcançar a população usuária, apoio às equipes profissionais dos territórios, manutenção de um ambiente virtual de aprendizagem e produção de materiais instrucionais e de divulgação das ações do projeto.
6. Monitoramento e Avaliação: fluxo contínuo de monitoramento da implementação do projeto e avaliação dos resultados. Criação de painéis em Power BI para acompanhamento dos resultados do programa pelos parceiros
“O Ciclo Saúde Proteção Social é um programa intensivo de formação-ação pelo fortalecimento da Atenção Básica, que mobiliza diversos setores da sociedade e articula diferentes níveis de atenção que operacionalizam as políticas públicas para gerar ações transformadoras. A metodologia adotada busca ampliar e fortalecer conhecimentos já existentes e expressos pelos profissionais participantes, além de fomentar a adoção de práticas pautadas no diálogo com os usuários das UBS e dos CRAS e inseridas nos diferentes contextos sociais e culturais de oito municípios do Pará e 24 do Maranhão. Junto aos participantes, fazemos uma leitura integrada de desafios e recursos locais fomentando a criação de planos locais de ação, que possam contribuir para melhoria dos indicadores monitorados e, em especial, para alcance de resultados em níveis individuais e coletivos para a promoção da saúde nos municípios. Sendo assim, é motivo de orgulho, para o CEDAPS, integrar, no âmbito do Juntos pela Saúde, esforços intersetoriais em municípios do Pará e Maranhão”, relatou Katia Edmundo, diretora executiva do Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS).
Descrição do beneficiário:
A iniciativa beneficia oito municípios do Pará, cobrindo 111 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e 21 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), e 24 municípios do Maranhão, com 396 UBS e 55 CRAS. Em ambos os estados, a iniciativa atende 100% da população das unidades básicas de saúde e das parcerias locais envolvidas.
Lista de munícipios:
Para acessar o mapa interativo com os municípios beneficiados pela iniciativa, clique aqui e assinale a opção ‘Ciclo Saúde Proteção Social’.
NORTE – 08 municípios:
Pará: Bom Jesus do Tocantins, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Eldorado dos Carajás, Marabá, Ourilândia do Norte, Parauapebas, Tucumã.
NORDESTE – 24 municípios:
Maranhão: Açailândia, Alto Alegre do Pindaré, Anajatuba, Arari, Bacabeira, Bom Jardim, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Cidelândia, Igarapé do Meio, Itapecuru Mirim, Itinga do Maranhão, Miranda do Norte, Monção, Pindaré Mirim, Santa Inês, Santa Luzia, Santa Rita, São Francisco do Brejão, São Luís, São Pedro da Água Branca, Tufilândia, Vila Nova dos Martírios, Vitória do Mearim.
Executor:
O CEDAPS – Centro de Promoção da Saúde é uma organização da sociedade civil brasileira, criada em 1993, que tem como missão institucional desenvolver a capacidade de comunidades populares para participar ativamente da construção de soluções para seus problemas, e contribuir para a melhoria de serviços públicos que atuam nestas localidades, de maneira a promover a saúde na perspectiva da atuação frente aos determinantes sociais da saúde e da redução das desigualdades sociais.
Apoiadores:
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social é uma empresa pública federal com sede no Rio de Janeiro, cujo principal objetivo é o financiamento de longo prazo e investimento em todos os segmentos da economia brasileira.
A Fundação Vale tem no desenvolvimento social seu maior propósito. De forma colaborativa, tem como foco o desenvolvimento de projetos de educação e saúde para fortalecer políticas públicas, além de contribuir para a promoção de transformações sociais estruturantes nos territórios em que atua. Atualmente, está presente no Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará e Rio de Janeiro.
A Wheaton – Precious Metals é a líder mundial em transmissão de metais preciosos, com um portfólio de ativos de longa duração e baixo custo. Seu modelo de negócios oferece aos investidores vantagens significativas em relação aos preços, com menores risco do que o enfrentado por mineradoras tradicionais. Como resultado, a Wheaton tem superado consistentemente o desempenho do ouro, da prata e de outros investimentos em mineração, criando valor sustentável por meio da transmissão de metais preciosos.
Gestor:
O IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) fundada em 1999 e pioneira no apoio técnico ao investidor social no Brasil. Com a missão de inspirar, apoiar e ampliar o investimento social privado e seu impacto, trabalha junto a indivíduos, famílias, empresas, fundações e institutos corporativos e familiares, assim como organizações da sociedade civil em ações que transformam realidades e contribuem para a redução das desigualdades sociais no país. Sua atuação baseia-se no tripé geração de conhecimento, consultoria e realização de projetos de impacto, que contribuem para o fortalecimento do ecossistema da filantropia estratégica e da cultura de doação.
Notícias relacionadas:
Ciclo Saúde Proteção Social realiza semana com atividades presenciais em Marabá (PA)