
Em Lagarto (SE), Juntos pela Saúde visita o projeto ‘Painel de Indicadores em Saúde Mental’
28 de setembro de 2024 De setembro de 2023 a agosto de 2024, foi realizado o projeto ‘Painel de Indicadores em Saúde Mental’ em dez município...
Saiba maisBem-vindo ao site Juntos Pela Saúde
Apresentação e descrição:
O projeto SUS na Floresta tem como objetivo fortalecer e apoiar a Atenção Primária à Saúde (APS) em comunidades ribeirinhas do estado do Amazonas por meio da estruturação de um sistema de telessaúde integrado ao SUS ampliando a assistência nessas regiões.
Para isso, serão disponibilizadas estruturas físicas adequadas, incluindo sala de espera, alojamento, sala de triagem, consultórios para atendimentos presenciais e teleatendimentos, além de consultório odontológico. A iniciativa prevê a implantação de polos de telessaúde em pontos estratégicos da floresta amazônica, que oferecerão consultas presenciais, teleconsultas e atendimentos odontológicos, além de consultoria técnica para profissionais das secretarias municipais de saúde.
O projeto também prevê formação para as equipes de saúde, com consultorias técnicas em saúde digital, visando aprimorar o acesso e a qualidade do cuidado oferecido às comunidades atendidas.
As estruturas serão equipadas para garantir a continuidade e a resolutividade do cuidado nas regiões atendidas, promovendo também o treinamento em telessaúde para profissionais do SUS e ações de educação em saúde voltadas à população local.
Descrição do beneficiário:
Os beneficiários do projeto, em ambos os ciclos, incluem as populações das comunidades ribeirinhas e os profissionais das Secretarias Municipais de Saúde dos municípios de Carauari, Eirunepé, Itapiranga, Novo Aripuanã e Uarini no estado do Amazonas.
Municípios atendidos:
Para acessar o mapa interativo com todos os municípios beneficiados pelo programa Juntos pela Saúde, clique aqui.
O projeto é apoiado pelo Juntos pela Saúde, uma iniciativa do BNDES, em parceria com doadores privados, com objetivo de reunir recursos para ampliar o acesso à saúde pública da população brasileira das regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Ciclo 1
Apresentação e descrição:
Esse ciclo do projeto realizará a entrega de cinco pontos de apoio à saúde e um alojamento para a gestão das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Amazonas para a realização de consultas presenciais e telemediadas, além de atendimentos odontológicos para as comunidades ribeirinhas tradicionais. Com isto, este ciclo do projeto ambiciona treinar 50 profissionais do SUS em relação a telessaúde, além de realizar ao menos 240 teleconsultas e 180 atendimentos odontológicos até o fim do projeto.
A distribuição dos pontos de apoio e alojamento:
– Carauari: receberá dois pontos de apoio à saúde, em locais diferentes do município;
– Itapiranga: um ponto de apoio à saúde;
– Novo Aripuanã: dois pontos de apoio à saúde, em locais diferentes do município;
– Uarini: um alojamento de apoio à equipe de saúde da Secretaria Municipal de Saúde.
Municípios atendidos
Amazonas: Carauari, Itapiranga, Novo Aripuanã e Uarini.
Ciclo 2
Apresentação e descrição:
Esse ciclo do projeto busca fortalecer a Atenção Básica de Saúde por meio da implementação de infraestrutura de apoio à saúde e da estruturação de ações de saúde digital integradas ao SUS. Para tal, será disponibilizado infraestrutura adequada para consultas presenciais, telemediadas e atendimentos odontológicos instalada na comunidade Ubim, podendo atender também as comunidades de Santo Amaro, Fortaleza e Maravilha, localizadas no município de Eirunepé/AM, dentro da Reserva Extrativista (RESEX) do Rio Gregório.
Também será oferecido consultoria técnica em saúde digital, abrangendo telessaúde, teleorientações, teleeducação e teleconsultoria, para capacitar profissionais das Secretarias Municipais de Saúde. Além disso, promoverá ações de educação em saúde por meio de webpalestras e teleorientações, e desenvolverá estratégias de comunicação para dar transparência às iniciativas do Projeto SUS na Floresta e incentivar sua replicabilidade.
Municípios atendidos:
Amazonas: Eirunepé.
Executor
A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma entidade civil sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, econômica e financeira. Desde 2009, a FAS apoia a área da saúde, oferecendo suporte para transporte emergencial por meio de ambulanchas. A partir de 2012, passou a atuar na implementação do Programa Primeira Infância Ribeirinha e, em 2020, em meio à pandemia de COVID-19, instituiu seu Programa de Saúde. Por meio desse programa, a FAS fortalece o SUS na Floresta, apoiando a Atenção Básica à Saúde em 22 municípios com atendimento telemediado, formação de agentes comunitários de saúde, agentes de endemias, médicos, enfermeiros e técnicos, além da capacitação de parteiras. A organização também presta assessoramento técnico (teleorientação) para que os municípios desenvolvam seus sistemas de telessaúde, ampliando o alcance dos serviços do SUS.
Apoiador geral
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. É o principal instrumento do Governo Federal para financiamento de longo prazo e investimento em todos os segmentos da economia brasileira, com o propósito de melhorar a vida de gerações, promovendo o desenvolvimento econômico, social e ambiental. Com atuação em todo o território nacional, a partir do escritório no Rio de Janeiro (RJ), onde estão concentradas as atividades, com sede oficial em Brasília (DF) e representações regionais em São Paulo (SP) e no Recife (PE).
Parceiro Ciclo 1
A Umane é uma organização da sociedade civil, independente, isenta e sem fins lucrativos que fomenta iniciativas no âmbito da saúde pública com o objetivo de contribuir para um Sistema Único de Saúde (SUS) mais resolutivo e de melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem no Brasil. A atuação da Umane se dá por meio de três programas: o de Atenção Integral às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), com iniciativas de controle dos fatores de risco, rastreamento, ampliação do acesso à saúde e ao monitoramento dos fatores de risco na Atenção Primária à Saúde; o Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) como ordenadora do cuidado no SUS, por meio do apoio a iniciativas que visem melhorias operacionais, de produtividade de equipes, de integração de serviços e da incorporação de novas tecnologias ao sistema de saúde e o programa Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, financiando programas que acompanhem e monitorem desfechos desfavoráveis durante a gestação e as condições de saúde de crianças e adolescentes no contexto das Doenças Crônicas Não Transmissíveis e dos fatores de risco.
Parceiro Ciclo 2
O Fundo Vale é uma organização de fomento criada para gerar impacto socioambiental positivo. Sua missão é impulsionar soluções que fortaleçam uma economia mais sustentável, justa e inclusiva, por meio de capital catalítico e apoio a negócios e iniciativas inovadoras. Há 15 anos, ajudam a construir uma nova realidade econômica ao investir no desenvolvimento de negócios, na geração de conhecimento e em arranjos financeiros voltados à conservação e recuperação de biomas, com especial atenção para a Amazônia.
Gestor
O IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) fundada em 1999 e pioneira no apoio técnico ao investidor social no Brasil. Com a missão de inspirar, apoiar e ampliar o investimento social privado e seu impacto, trabalha junto a indivíduos, famílias, empresas, fundações e institutos corporativos e familiares, assim como organizações da sociedade civil em ações que transformam realidades e contribuem para a redução das desigualdades sociais no país. Sua atuação baseia-se no tripé geração de conhecimento, consultoria e realização de projetos de impacto, que contribuem para o fortalecimento do ecossistema da filantropia estratégica e da cultura de doação.
Notícias relacionadas
Confira os cinco projetos selecionados no edital Atenção Primária à Saúde
28 de setembro de 2024 De setembro de 2023 a agosto de 2024, foi realizado o projeto ‘Painel de Indicadores em Saúde Mental’ em dez município...
Saiba mais16 de setembro de 2024 Contribuir para o fortalecimento da Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS) é o principal objetivo do Ciclo Sa...
Saiba mais4 de setembro de 2024 O programa Juntos pela Saúde, iniciativa do BNDES gerida pelo IDIS, busca reunir recursos, em parceria com doadores privados...
Saiba mais24 de junho de 2024 O programa cujo intuito é fortalecer o Sistema Único de Saúde no Norte e Nordeste do Brasil, Juntos pela Saúde, foi apresen...
Saiba mais