Bem-vindo ao site Juntos Pela Saúde

MENU

epCertify com Linha de Cuidado Hiperdia


Executor: Instituto epHealth

Apresentação e descrição

O projeto epCertify com Linha de Cuidado Hiperdia é uma solução de tecnologia que tem como objetivo o fortalecimento do monitoramento de doenças crônicas, em especial, hipertensão arterial e diabetes. Por meio de tecnologias, é realizada a correção automatizada e certificação do cadastro digital de habitantes maiores de 18 anos, assim como o acompanhamento do cuidado às pessoas com hipertensão e com diabetes.. Esse registro é realizado pela Equipe de Saúde da Família (ESF) e pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Para esse fim, os municípios participantes terão a infraestrutura habilitada para receber a solução digital. Assim, os agentes de saúde poderão integrar os dados do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) aos dados coletados pelos agentes de saúde, possibilitando a atualização do cadastro automatizado e o monitoramento da hipertensão e diabetes

Dessa forma, problemas como a duplicidade ou incoerência dos cadastros, prejudiciais no monitoramento de usuários do SUS, poderão ser consideravelmente mitigados ou resolvidos. Tais correções evitam reportes incorretos ao Ministério da Saúde, o que pode impactar diretamente no financiamento da Atenção Básica à Saúde (APS) desses municípios. 

Adicionalmente, um grande desafio no cuidado da Diabetes Mellitus (DM) e da Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), doenças crônicas não transmissíveis, é a fragmentação das informações dos pacientes, uma vez que ela dificulta a continuidade neste processo. Assim, tal cuidado destas enfermidades poderá ser altamente beneficiado com a reunião de informações essenciais, o que é possibilitado por tecnologias que permitem melhor conhecimento da população, estratificação de risco, e monitoramento mais adequado.

O projeto está em linha e contribuirá com a atual diretriz do Ministério da Saúde, o “Componente Vínculo e Acompanhamento”, focada na qualificação dos cadastros e no acompanhamento efetivo dos pacientes​​.

Descrição do beneficiário

São beneficiárias as Secretarias Municipais de Saúde de 10 municípios do Nordeste.

Municípios atendidos

NORDESTE – 10 municípios:

Alagoas (Maribondo), Bahia (Canarana, Central, Macajuba), Maranhão (Penalva), Paraíba (Mataraca, Monteiro), Pernambuco (Custódia, Ipubi, Santa Cruz).

Para acessar o mapa interativo com todos os municípios beneficiados pela iniciativa, clique aqui.

O projeto é apoiado pelo Juntos pela Saúde, uma iniciativa do BNDES, em parceria com doadores privados, com objetivo de reunir recursos para ampliar o acesso à saúde pública da população brasileira das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Executor

O Instituto epHealth é uma organização sem fins lucrativos criada em 2022 como consolidação de fortes iniciativas de impacto social que vinham sendo desenvolvidas desde 2011. O Instituto tem foco na Saúde Pública do Brasil, começando pela Saúde Primária e pelos Agentes Comunitários de Saúde como base estruturante do Sistema Único de Saúde nacional (SUS). Dentre sua atuação inclui 4.274 cidades impactadas por soluções digitais gratuitas, 80 prefeituras com projetos realizados em parceria, os quais já impactaram mais de 6 milhões de pacientes do SUS, e 50 milhões de visitas domiciliares realizadas pelas soluções.

Apoiadores

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. É o principal instrumento do Governo Federal para financiamento de longo prazo e investimento em todos os segmentos da economia brasileira, com o propósito de melhorar a vida de gerações, promovendo o desenvolvimento econômico, social e ambiental. Com atuação em todo o território nacional, a partir do escritório no Rio de Janeiro (RJ), onde estão concentradas as atividades, com sede oficial em Brasília (DF) e representações regionais em São Paulo (SP) e no Recife (PE).

A Umane é uma organização da sociedade civil, independente, isenta e sem fins lucrativos que fomenta iniciativas no âmbito da saúde pública com o objetivo de contribuir para um Sistema Único de Saúde (SUS) mais resolutivo e de melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem no Brasil. A atuação da Umane se dá por meio de três programas: o de Atenção Integral às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), com iniciativas de controle dos fatores de risco, rastreamento, ampliação do acesso à saúde e ao monitoramento dos fatores de risco na Atenção Primária à Saúde; o Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) como ordenadora do cuidado no SUS, por meio do apoio a iniciativas que visem melhorias operacionais, de produtividade de equipes, de integração de serviços e da incorporação de novas tecnologias ao sistema de saúde e o programa Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, financiando programas que acompanhem e monitorem desfechos desfavoráveis durante a gestação e as condições de saúde de crianças e adolescentes no contexto das Doenças Crônicas Não Transmissíveis e dos fatores de risco.

Gestão

O IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) fundada em 1999 e pioneira no apoio técnico ao investidor social no Brasil. Com a missão de inspirar, apoiar e ampliar o investimento social privado e seu impacto, trabalha junto a indivíduos, famílias, empresas, fundações e institutos corporativos e familiares, assim como organizações da sociedade civil em ações que transformam realidades e contribuem para a redução das desigualdades sociais no país. Sua atuação baseia-se no tripé geração de conhecimento, consultoria e realização de projetos de impacto, que contribuem para o fortalecimento do ecossistema da filantropia estratégica e da cultura de doação.

Notícias relacionadas 

Confira os cinco projetos selecionados no edital Atenção Primária à Saúde


Quero apoiar

Destaques

. Descrição completa da imagem: . Legenda da imagem:

Em Lagarto (SE), Juntos pela Saúde visita o projeto ‘Painel de Indicadores em Saúde Mental’

28 de setembro de 2024 De setembro de 2023 a agosto de 2024, foi realizado o projeto ‘Painel de Indicadores em Saúde Mental’ em dez município...

Saiba mais
. Descrição completa da imagem: . Legenda da imagem:

Juntos pela Saúde visita municípios para fortalecer o SUS no Pará

16 de setembro de 2024 Contribuir para o fortalecimento da Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS) é o principal objetivo do Ciclo Sa...

Saiba mais
. Descrição completa da imagem: . Legenda da imagem:

Programa Juntos pela Saúde é destaque na Veja

4 de setembro de 2024 O programa Juntos pela Saúde, iniciativa do BNDES gerida pelo IDIS, busca reunir recursos, em parceria com doadores privados...

Saiba mais
. Descrição completa da imagem: . Legenda da imagem:

Juntos pela Saúde é apresentado a Governador do Amazonas

24 de junho de 2024 O programa cujo intuito é fortalecer o Sistema Único de Saúde no Norte e Nordeste do Brasil, Juntos pela Saúde, foi apresen...

Saiba mais