
Relatório anual do Juntos pela Saúde é destaque no Natal em foco
26 de junho de 2025 Foi lançado o Relatório de Atividades 2024 do programa Juntos pela Saúde, iniciativa do BNDES, gerida pelo IDIS, o qual deta...
Saiba maisBem-vindo ao site Juntos Pela Saúde
Período de realização: dezembro de 2024 até agosto de 2026
Apresentação e descrição
O projeto V.E.R- Visão Em Rede visa promover avanços na saúde oftalmológica da população brasileira por meio da ampliação do acesso e da utilização de metodologias digitais inovadoras. Para tal, será desenvolvida uma plataforma que além de incorporar novas tecnologias para identificação de agravos à visão, com Inteligência Artificial (IA), poderá ser integrada às interfaces do SUS e às políticas de saúde existentes, por meio da carteira de saúde ocular, tendo potencial de adoção em todo o território nacional. Para esse fim, será executado um projeto piloto no município de Serra Talhada, em Pernambuco.
Dessa forma, o projeto V.E.R age localmente com quatro principais objetivos:
1. Consolidar a saúde ocular na Atenção Primária em Saúde por meio de uma plataforma digital
Por meio da identificação e formação de pessoas-chave no sistema de saúde, o projeto ampliará a atuação em políticas e estratégias de saúde pública mais abrangentes. Isso permitirá a promoção de ações de prevenção a agravamentos de problemas oftalmológicos com base em soluções digitais e gratuitas, pois a metodologia digital utilizada é capaz de determinar o risco de deficiência visual na população geral.
2. Otimizar a gestão e a regulação das filas de atendimento em saúde ocular
Por meio da estratificação de risco e do uso de protocolos baseados em telessaúde, os gestores de saúde poderão otimizar as filas de atendimento e de prioridade, ampliando a eficiência do sistema.
3. Fortalecer a saúde dos olhos por meio do Programa Saúde nas Escolas (PSE)
O programa também visa fortalecer a frente de cuidados oftalmológicos no âmbito do Programa Saúde nas Escolas (PSE), ampliando a oferta de cuidados à comunidade escolar, incluindo crianças e adolescentes estudantes, além de educadores. A expectativa é de beneficiar diretamente mais de 12 mil alunos e mais de 500 professores do sistema público de ensino de Serra Talhada.
4. Criar a “Carteira de Saúde Ocular Digital”
Esta interface da plataforma será voltada ao paciente, permitindo maior comunicação entre os usuários e o sistema de saúde e empoderando os usuários com seus dados de saúde ocular. Tal ferramenta também facilitará o acesso dos diversos profissionais da saúde aos dados oftalmológicos do paciente, fortalecendo a gestão do cuidado de saúde ocular no SUS.
Com essas iniciativas, o projeto visa transformar a saúde ocular no Brasil, utilizando tecnologias digitais e a telessaúde para alcançar uma saúde pública mais inclusiva, acessível e orientada à prevenção.
Descrição do beneficiário
É beneficiário dessa iniciativa o município de Serra Talhada/PE.
Pernambuco: Serra Talhada.
Para acessar o mapa interativo com todos os municípios beneficiados pelo programa Juntos pela Saúde, clique aqui.
O projeto é apoiado pelo Juntos pela Saúde, uma iniciativa do BNDES, em parceria com doadores privados, com objetivo de reunir recursos para ampliar o acesso à saúde pública da população brasileira das regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Executor
A Fundação Altino Ventura (FAV) é uma entidade filantrópica com sede em Recife/PE, e é reconhecida pela sua excelência, liderança e compromisso na área oftalmológica. Desde 1992, é credenciada pelo SUS para oferecer serviços médicos especializados, atendendo pacientes provenientes de todas as regiões do Norte e Nordeste do Brasil. Além disso, a FAV também se tornou referência na formação de oftalmologistas, oferecendo cursos de pós-graduação e especialização na área. A FAV ao longo de sua história tem desenvolvido diversos projetos de grande impacto social, em parcerias com instituições como o Ministério da Saúde (instalação de capacitação de nove centros de atenção a baixa visão no Norte /Nordeste do Brasil), a Fundação Onesight (programa de atenção à saúde ocular para mais de 60 mil estudantes da rede municipal de PE), além do Lions Internacional, Rotary Internacional e com o Ministério do Desenvolvimento Alemanha (BMZ).
Parceiros
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. É o principal instrumento do Governo Federal para financiamento de longo prazo e investimento em todos os segmentos da economia brasileira, com o propósito de melhorar a vida de gerações, promovendo o desenvolvimento econômico, social e ambiental. Com atuação em todo o território nacional, a partir do escritório no Rio de Janeiro (RJ), onde estão concentradas as atividades, com sede oficial em Brasília (DF) e representações regionais em São Paulo (SP) e no Recife (PE).
A Umane é uma organização da sociedade civil, independente, isenta e sem fins lucrativos que fomenta iniciativas no âmbito da saúde pública com o objetivo de contribuir para um Sistema Único de Saúde (SUS) mais resolutivo e de melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem no Brasil. A atuação da Umane se dá por meio de três programas: o de Atenção Integral às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), com iniciativas de controle dos fatores de risco, rastreamento, ampliação do acesso à saúde e ao monitoramento dos fatores de risco na Atenção Primária à Saúde; o Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) como ordenadora do cuidado no SUS, por meio do apoio a iniciativas que visem melhorias operacionais, de produtividade de equipes, de integração de serviços e da incorporação de novas tecnologias ao sistema de saúde e o programa Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, financiando programas que acompanhem e monitorem desfechos desfavoráveis durante a gestação e as condições de saúde de crianças e adolescentes no contexto das Doenças Crônicas Não Transmissíveis e dos fatores de risco.
Gestor
O IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) fundada em 1999 e pioneira no apoio técnico ao investidor social no Brasil. Com a missão de inspirar, apoiar e ampliar o investimento social privado e seu impacto, trabalha junto a indivíduos, famílias, empresas, fundações e institutos corporativos e familiares, assim como organizações da sociedade civil em ações que transformam realidades e contribuem para a redução das desigualdades sociais no país. Sua atuação baseia-se no tripé geração de conhecimento, consultoria e realização de projetos de impacto, que contribuem para o fortalecimento do ecossistema da filantropia estratégica e da cultura de doação.
26 de junho de 2025 Foi lançado o Relatório de Atividades 2024 do programa Juntos pela Saúde, iniciativa do BNDES, gerida pelo IDIS, o qual deta...
Saiba mais16 de junho de 2025 Em setembro de 2024, se iniciou oficialmente o “NoHarm: Inteligência para Segurança dos Pacientes”, o qual foi faz parte ...
Saiba mais10 de junho de 2025 Ao final de 2024, o programa Juntos pela Saúde, iniciativa do BNDES, gerida pelo IDIS, expandiu seu portfólio de projetos, pa...
Saiba mais26 de maio de 2025 Encontro realizado em Santarém (PA) explorou diagnósticos sobre linhas de cuidado e conectividade e refinou o desenho das aç...
Saiba mais