Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Unidos pela Eliminação do Câncer de Colo de Útero no Brasil
Executor: Grupo Mulheres do Brasil
Apresentação e descrição
O projeto ‘Unidos pela Eliminação do Câncer de Colo de Útero no Brasil’ visa contribuir para a eliminação da mortalidade de mulheres causadas pelo câncer de colo de útero. Segundo dados do INCA (2022), este tipo de câncer é o 2º mais incidente entre as mulheres na região Nordeste (17,59/100 mil), sendo esta a segunda maior taxa de incidência da doença entre as cinco regiões brasileiras.
Por meio de ações de promoção da saúde e da prevenção e detecção precoce com uso inteligente de dados e tecnologia, a iniciativa fortalece a Atenção Primária à Saúde (APS) – uma série de serviços de atendimentos básicos de saúde, considerados como porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).
O programa age localmente por meio de três objetivos principais:
1. Aumentar a cobertura da vacina HPV
Ações integradas entre educação e saúde para intensificar a vacinação nas escolas, utilizando o consentimento digital das famílias como forma de otimizar a operação.
2. Aumentar a cobertura de rastreamento do câncer do colo do útero
Por meio do incentivo e orientação a adoção do exame HPV-DNA, em conformidade com a recomendação da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) de 2021, e ampliação da busca ativa e incentivo ao agendamento inteligente de exames de rastreamento do vírus.
3. Garantir a continuidade do cuidado
Por meio da ampliação das ações de busca ativa e agendamento inteligente, visando garantir a continuidade do cuidado para mulheres com exames alterados, em especial para os grupos de risco.
Descrição do beneficiário
São beneficiárias deste projeto as Secretarias Municipais de Saúde de 10 municípios no estado do Ceará. Ao todo, serão atendidas 144 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), 997 agentes comunitários de saúde e 390 equipes de saúde da família.
Municípios atendidos
Ceará: Apuiarés, Caucaia, General Sampaio, Itapajé, Paracuru, Paraipaba, Pentecoste, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu e Tejuçuoca.
Para acessar o mapa interativo com os municípios beneficiados pela iniciativa, clique aqui e assinale a opção ‘Unidos pela Eliminação do Câncer de Colo de Útero no Brasil’.
O projeto é apoiado pelo Juntos pela Saúde, uma iniciativa do BNDES para, em parceria com doadores privados, reunir recursos para ampliar o acesso à saúde da população brasileira das regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Executor
O Grupo Mulheres do Brasil, é uma Organização da Sociedade Civil criada em 2013, por 40 mulheres de diferentes segmentos, com o intuito de engajar a sociedade civil na conquista de melhorias para o país. É um grupo suprapartidário que tem como objetivo atuar na defesa dos interesses das mulheres e em prol do protagonismo feminino, para garantir a conquista da efetiva igualdade de direitos entre mulheres e homens, e o aumento da participação das mulheres em todos os espaços de decisão. Atua em diversas áreas de importância para o país e na área da saúde tem como premissa básica a valorização e fortalecimento do Sistema Único de Saúde, através de ações que visam engajar a sociedade civil, outras organizações sociais, empresários e o poder público.
Apoiadores
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. É o principal instrumento do Governo Federal para financiamento de longo prazo e investimento em todos os segmentos da economia brasileira, com o propósito de melhorar a vida de gerações, promovendo o desenvolvimento econômico, social e ambiental. Com atuação em todo o território nacional, a partir do escritório no Rio de Janeiro (RJ), onde estão concentradas as atividades, com sede oficial em Brasília (DF) e representações regionais em São Paulo (SP) e no Recife (PE).
A Umane é uma organização da sociedade civil, independente, isenta e sem fins lucrativos que fomenta iniciativas no âmbito da saúde pública com o objetivo de contribuir para um Sistema Único de Saúde (SUS) mais resolutivo e de melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem no Brasil. A atuação da Umane se dá por meio de três programas: o de Atenção Integral às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), com iniciativas de controle dos fatores de risco, rastreamento, ampliação do acesso à saúde e ao monitoramento dos fatores de risco na Atenção Primária à Saúde; o Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) como ordenadora do cuidado no SUS, por meio do apoio a iniciativas que visem melhorias operacionais, de produtividade de equipes, de integração de serviços e da incorporação de novas tecnologias ao sistema de saúde e o programa Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, financiando programas que acompanhem e monitorem desfechos desfavoráveis durante a gestação e as condições de saúde de crianças e adolescentes no contexto das Doenças Crônicas Não Transmissíveis e dos fatores de risco.
Gestão
O IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) fundada em 1999 e pioneira no apoio técnico ao investidor social no Brasil. Com a missão de inspirar, apoiar e ampliar o investimento social privado e seu impacto, trabalha junto a indivíduos, famílias, empresas, fundações e institutos corporativos e familiares, assim como organizações da sociedade civil em ações que transformam realidades e contribuem para a redução das desigualdades sociais no país. Sua atuação baseia-se no tripé geração de conhecimento, consultoria e realização de projetos de impacto, que contribuem para o fortalecimento do ecossistema da filantropia estratégica e da cultura de doação.
Notícias relacionadas
Confira os cinco projetos selecionados no edital Atenção Primária à Saúde
Com Luiza Helena Trajano, Grupo Mulheres do Brasil inaugura projeto com apoio do Juntos pela Saúde