Santarém recebe kits do CARDIO para fortalecer a educação em saúde na APS
13 de janeiro de 2026 Para apoiar o cuidado às Condições Crônicas Não Transmissíveis (CCNT) no território, a Secretaria Municipal de Saúde de...
Saiba maisBem-vindo ao site Juntos Pela Saúde
13 de janeiro de 2026
Para apoiar o cuidado às Condições Crônicas Não Transmissíveis (CCNT) no território, a Secretaria Municipal de Saúde de Santarém, no Pará, (Semsa) recebeu, nesta semana, kits didáticos que serão usados nas ações de educação em saúde nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A distribuição começa nos próximos dias e contempla unidades das zonas urbana, ribeirinhas e de planalto, reforçando práticas de prevenção, diagnóstico oportuno e autocuidado junto à comunidade.
A iniciativa integra o CARDIO, projeto executado pela Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP) e apoiado pela Fundação Novartis e pelo Juntos pela Saúde — programa do BNDES em parceria com doadores privados, voltado a ampliar o acesso e qualificar a Atenção Primária à Saúde (APS) no Norte e Nordeste. Santarém é o município apoiado no Pará e faz parte do conjunto de localidades beneficiadas pelo projeto.

A entrega simbólica contou com a presença de Nádia Martins (Núcleo de Referência Técnica em Saúde), Gleyciane Barroso (Doenças Crônicas Não Transmissíveis) e Ivana Pimentel (Atenção Primária à Saúde).
“O objetivo é transformar o panorama das CCNT e seus desfechos clínicos, reduzindo morbidade e mortalidade em Santarém. Vamos otimizar recursos e fortalecer a gestão na APS, expandindo a abordagem CARDIO e adaptando-a às realidades culturais dos territórios”, afirma Juliete Silva, enfermeira e consultora local do projeto.
Cada unidade receberá um conjunto de materiais pedagógicos e de apoio ao cuidado, entre eles:
Combo Adesão (álbum seriado e protocolo clínico prático)
Cantinho CARDIO
Mural de Prevalência
Plano de Autocuidado
Modelo de Gestão e Governança
Guia CARDIO na Escola

“A doação fortalece o trabalho das equipes e qualifica as ações educativas nas UBS, ampliando o cuidado oferecido à população”, destaca Irlaine Figueira, secretária adjunta de Saúde.
O Cardio 4Cities é uma iniciativa global voltada ao enfrentamento da hipertensão arterial, principal fator de risco para as doenças cardiovasculares — uma das maiores causas de morte no mundo. Idealizado pela Fundação Novartis, o projeto aposta em estratégias de saúde cardiovascular em nível populacional para fortalecer os sistemas públicos de saúde.
A iniciativa já foi implementada em grandes cidades de diferentes continentes, como São Paulo (Brasil), Dakar (Senegal) e Ulaanbaatar (Mongólia), com foco na prevenção, no diagnóstico precoce e no acompanhamento qualificado de pacientes com risco cardiovascular.
No Brasil, o projeto teve início em 2017, em parceria com secretarias municipais de saúde. Por meio de metodologias inovadoras, como o design thinking, o Cardio 4Cities oferece capacitação, ferramentas e suporte técnico a profissionais das UBS e gestores públicos, contribuindo para a identificação precoce de pacientes em risco e para a promoção de planos de cuidado mais eficientes e personalizados.
Saiba mais sobre o CARDIO e outros projetos apoiados no Juntos pela Saúde.
13 de janeiro de 2026 Para apoiar o cuidado às Condições Crônicas Não Transmissíveis (CCNT) no território, a Secretaria Municipal de Saúde de...
Saiba mais
Iniciativa da Fundação Vale e implementada pelo Cedaps, o programa Ciclo Saúde Proteção Social inova em seu percurso formativo junto a 43 profiss...
Saiba mais
O Projeto V.E.R – Visão em Rede, iniciativa pioneira que levará saúde ocular com inteligência artificial e Carteira Digital da Saúde Ocular par...
Saiba mais
26 de junho de 2025 Foi lançado o Relatório de Atividades 2024 do programa Juntos pela Saúde, iniciativa do BNDES, gerida pelo IDIS, o qual deta...
Saiba mais