Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Mais de 2.500 equipamentos serão doados para aprimorar saúde e assistência social em 24 municípios do Maranhão
#tags: Atenção Primária, bndes, cedaps, ciclo saúde, Ciclo Saúde Proteção Social, juntos pela saúde, sus,
17 de junho de 2024
Entre os dias 17 e 27 de junho, 24 municípios maranhenses receberão 2.533 itens para fortalecer a atenção básica e promover a qualidade e o acesso à saúde e assistência social das populações, especialmente as mais vulnerabilizadas. Este é o primeiro lote de doações no Maranhão feitas pelo programa Ciclo Saúde Proteção Social, implementado desde setembro de 2023, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência Social envolvidas.
A doação de equipamentos é uma das frentes de atuação do Ciclo Saúde Proteção Social com o objetivo de melhorar as condições físicas de 100% das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios participantes. Este primeiro lote priorizou o eixo de sistemas de informação, com notebooks e tablets, por exemplo, que contribuem para a atualização dos sistemas de informação das Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social, resultando em aprimoramento do acompanhamento dos usuários das UBS e dos CRAS, e como consequência, subsidiando melhor o planejamento das ações do SUS (Sistema Único de Saúde) e do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) nos territórios.
Os municípios participantes são: Açailândia, Alto Alegre do Pindaré, Anajatuba, Arari, Bacabeira, Bom Jardim, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Cidelândia, Igarapé do Meio, Itapecuru Mirim, Itinga do Maranhão, Miranda do Norte, Monção, Pindaré Mirim, Santa Inês, Santa Luzia, Santa Rita, São Francisco do Brejão, São Luís, São Pedro da Água Branca, Tufilândia, Vila Nova dos Martírios e Vitória do Mearim.
O programa prevê ainda a entrega de equipamentos como aparelhos de pressão, macas, balanças infantis, oxímetros e outros, além de mobiliários, conforme a escolha de cada secretaria a partir de uma lista predefinida, que leva em consideração a análise situacional realizada pelo Programa. Em paralelo, os profissionais de saúde e assistência social também recebem formação continuada para aperfeiçoar as condições técnicas do atendimento à população.
O programa Ciclo Saúde Proteção Social é uma iniciativa da Fundação Vale, realizada em parceria com Cedaps (Centro de Promoção da Saúde) e secretarias municipais de saúde e assistência social, que busca contribuir para o fortalecimento da Atenção Básica (SUS) e reduzir as desigualdades de acesso das populações mais vulnerabilizadas.
A implementação do Ciclo Saúde Proteção Social no Maranhão, assim como a consolidação em oito municípios do Pará, ocorre por meio do programa Juntos pela Saúde, iniciativa do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) gerida pelo IDIS (Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social). Em parceria com doadores privados, a iniciativa busca reunir recursos para apoiar e fortalecer o SUS nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Nesta aliança intersetorial, somam-se o Consórcio Intermunicipal Multimodal (CIM), a Wheaton Precious Metals e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA).