Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
O Programa Juntos pela Saúde destina-se a apoiar e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) nas regiões Norte (N) e Nordeste (NE) do Brasil, onde vivem aproximadamente 75 milhões de pessoas (IBGE, 2020).
De acordo com dados do IBGE 2020, 9 entre 10 pessoas contam exclusivamente com o SUS nessas regiões; uma demanda alta, que cria desafios importantes, como a disponibilidade de médicos. Nos Municípios priorizados pelo Programa, o número de médicos na saúde pública é inferior a 1 para cada mil habitantes – a média brasileira é de 2,15 para cada mil.
Somado a este cenário, há dados igualmente preocupantes, como a expectativa de vida na região. Nesta parte do Brasil, as pessoas vivem, em média, 3 anos a menos do que no restante do país, enquanto a taxa de mortalidade infantil é 3% maior se comparada ao centro-sul.
Este conjunto de variáveis foi determinante para definir o recorte territorial do Juntos pela Saúde.
Regiões N e NE: compostas por 16 estados e 2.243 municípios, sendo 9 estados e 1.793 municípios no Nordeste e 7 estados e 450 municípios no Norte.