
Relatório anual do Juntos pela Saúde é destaque no Natal em foco
26 de junho de 2025 Foi lançado o Relatório de Atividades 2024 do programa Juntos pela Saúde, iniciativa do BNDES, gerida pelo IDIS, o qual deta...
Saiba maisBem-vindo ao site Juntos Pela Saúde
Na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), na última sexta-feira (1/8), foi celebrado parcerias de mais uma conquista para a saúde pública brasileira com o lançamento do projeto Sistema de Antecipação de Surtos (AESOP), apoiado pelo Juntos pela Saúde. O evento, realizado pela diretoria executiva, por meio do Escritório de Captação de Recursos, contou com a presença de representantes de empresas e instituições parceiras, como a Acessa, o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), IDIS, Umane e os parlamentares, a Deputada Federal Laura Carneiro e o Deputado Federal Bandeira de Mello.
Executado pelo Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), o projeto é apoiado pelo Juntos pela Saúde, uma iniciativa do BNDES, em parceria com doadores privados, com objetivo de reunir recursos para ampliar o acesso à saúde pública da população brasileira das regiões Norte e Nordeste do Brasil. O projeto também conta com apoio técnico da Fiocruz.
Representantes de empresas e instituições parceiras, como a Acessa, o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), IDIS, Umane e os parlamentares
O evento, realizado no Castelo Mourisco, em Manguinhos (RJ), se iniciou com uma fala do Coordenador Geral do Escritório, Luis Fernando Donadio, que agradeceu a todos os parceiros envolvidos neste projeto tão importante e inovador para o sistema de saúde.
“A gente sabe tudo o que a pandemia de COVID-19 causou, de mau, de perdas, que são irreparáveis para o nosso país. Num sistema como esse, é algo não só singular e único no Brasil e no mundo, mas extremamente estratégico para soberania nacional, e, o mais importante, para salvar vidas no final do dia. O AESOP é ciência de alto nível, brasileira, 100% nacional, e todos nós temos muita razão para nos orgulharmos”, comentou Donadio.
O Coordenador Geral do AESOP, Dr. Manoel Barral-Netto, apresentou os avanços no desenvolvimento e implementação do Sistema. Compartilhou os resultados de um estudo piloto bem-sucedido nas regiões Norte e Centro-Oeste, que utilizou o sistema para monitorar surtos e eventos respiratórios. Demonstrou o painel do Sistema, exibindo recursos como a listagem por municípios, o boletim e avisos. Uma das principais projeções é a possibilidade de expandir a cobertura da rede de vigilância dos atuais 52,4% para 70%.
Representando o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), o Diretor-presidente do IBMP, Pedro Barbosa, destacou que é uma honra para a instituição “contribuir para esse inovador projeto ao lado da Fiocruz”.
“A importância de um qualificado sistema de alerta, no caso, focado em síndrome respiratórias, inicialmente para as capitais do norte e nordeste, é ferramenta de grande valor para a saúde pública brasileira e para o SUS”, afirmou Barbosa. “Ter a capacidade de monitorar riscos de surtos que podem evoluir para situações epidêmicas ou mesmo pandêmica segue sendo um desafio não apenas nacional, mas global. Temos a certeza do enorme avanço que a saúde pública terá com a evolução continuada desse poderoso sistema”.
“O projeto do Sistema de Antecipação de Surtos é uma conquista de uma parceria entre diferentes atores. Reunir o poder público, investidores sociais e sociedade civil é extremamente benéfico para o fortalecimento do SUS. Lançar este projeto em uma instituição emblemática para a saúde pública brasileira, como a FioCruz, é extremamente gratificante”, comenta Guilherme Sylos, diretor de prospecção e parcerias do IDIS.
Para finalizar o evento, o Presidente da Fiocruz, Mário Moreira, destacou que uma plataforma como a do AESOP faria uma grande diferença durante a Covid-19, e que é provável que o mundo enfrente situações parecidas novamente, porém “estaremos mais preparados”. O Presidente salientou o desejo de que a inovação desse sistema da Fiocruz alcance a escala mundial, e a Fundação conta com o apoio do setor privado e agência internacional.
O Sistema de Antecipação de Surtos Infecciosos é um projeto inovador que estabelece uma plataforma para vigilância de doenças infecciosas, e, por meio de métodos matemáticos e inteligência artificial, utiliza dados administrativos, socioambientais e de saúde, identificando precocemente o surgimento de um surto pandêmico em qualquer município do país, além de prever sua forma de espalhamento para outras localidades.
26 de junho de 2025 Foi lançado o Relatório de Atividades 2024 do programa Juntos pela Saúde, iniciativa do BNDES, gerida pelo IDIS, o qual deta...
Saiba mais16 de junho de 2025 Em setembro de 2024, se iniciou oficialmente o “NoHarm: Inteligência para Segurança dos Pacientes”, o qual foi faz parte ...
Saiba mais10 de junho de 2025 Ao final de 2024, o programa Juntos pela Saúde, iniciativa do BNDES, gerida pelo IDIS, expandiu seu portfólio de projetos, pa...
Saiba mais26 de maio de 2025 Encontro realizado em Santarém (PA) explorou diagnósticos sobre linhas de cuidado e conectividade e refinou o desenho das aç...
Saiba mais