Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Juntos pela Saúde: entenda o que é e como funciona o matchfunding pelo SUS brasileiro
#tags: bndes, idis, matchfunding, sus,
O Sistema Único de Saúde brasileiro, o SUS, é universal e gratuito, referência em todo o mundo, e pode beneficiar ainda mais pessoas e com mais qualidade se somarmos recursos públicos e privados.
Você sabia que para 18% da população brasileira, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, o número de médicos disponíveis na saúde pública é inferior a 1 para cada mil habitantes? A média brasileira é de 2,15 para cada mil.
Além disso, nessas regiões, a expectativa de vida média é 3 anos menor que no restante do país, enquanto a taxa de mortalidade infantil é 3% maior se comparada ao centro-sul.
Vamos juntos e juntas mudar essa realidade?
O que é o Juntos pela Saúde?
O Programa Juntos pela Saúde é uma iniciativa de doação do BNDES no estilo de matchfunding. Ou seja, será cofinanciada pela iniciativa privada para destinar aproximadamente R$200 milhões para projetos na área da Saúde nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, ao longo de quatro anos.
Com estas diretrizes, a iniciativa mostra-se alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU 3, Saúde e Bem-estar; e 10, Redução das Desigualdade.
Qual o objetivo do programa?
Apoiar e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, com foco na melhoria da eficiência da prestação dos serviços de saúde, qualidade e integração do sistema com um todo.
Quem receberá os recursos?
As entidades que podem receber recursos do programa são: organizações privadas sem fins lucrativos (Unidades Filantrópicas de Saúde, por exemplo) ou órgãos públicos que não dependam de transferências de recursos da União para sua manutenção. Os projetos de saúde apresentados devem estar alinhados às premissas do Juntos pela Saúde e serão submetidos à aprovação do Comitê de Validação, formado por membros do BNDES e demais apoiadores do Juntos pela Saúde.
Como os recursos serão investidos?
Serão três as possibilidades de investimento, a depender da necessidade da unidade de saúde apoiada.
Quem participa:
BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social: promotor e financiador da iniciativa.
IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social: responsável pela gestão dos recursos, pela captação e seleção de projetos que serão beneficiados pelo programa.
Quem executa:
Impulso Gov: idealizador do “Impulso Previne”, projeto que reúne soluções e serviços gratuitos para municípios ampliarem o alcance e a qualidade da atenção primária do SUS, e que já está apto a receber investimentos.
CEDAPS (Centro de Promoção de Saúde) – Há mais de 30 anos, em parceria com setores público e privado – incluindo universidades – o CEDAPS promove a plena participação de comunidades populares nos processos de desenvolvimento e o aprimoramento de políticas públicas que atuam nestes territórios, contribuindo para a promoção da saúde, a garantia de direitos e a equidade.
APOIADORES:
- Instituto Dynamo
- Grupo RD
- Fundação Vale
- Wheaton
CONTATO: Para mais informações, envie um e-mail para juntospelasaude@idis.org.br