Welcome to Juntos Pela Saúde | EN

MENU

Ciclo Saúde Proteção Social


Executor: CEDAPS

O objetivo geral do Ciclo Saúde e Proteção Social é contribuir para o fortalecimento da Atenção Básica (AB) do Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando sua capacidade de diagnóstico, planejamento, operacionalização, monitoramento e avaliação de seus serviços por meio de Planos de Trabalho Compartilhados com a gestão pública, orientados pelas necessidades de saúde das populações locais.

Seus objetivos específicos são:

  • Apoiar a gestão publica no aprimoramento de programas e políticas municipais;
  • Realizar formações para equipes de profissionais da Atenção Básica;
  • Aprimorar os processos de trabalho por meio do estímulo à implantação de práticas
    de educação em saúde;
  • Proporcionar melhorias das condições físicas (mobiliário e equipamentos) das
    unidades das unidades de saúde

Descrição do Executor

O CEDAPS – Centro de Promoção da Saúde é uma organização da sociedade civil brasileira, criada em 1993, que tem como missão institucional desenvolver a capacidade de comunidades populares para participar ativamente da construção de soluções para seus problemas, e contribuir para a melhoria de serviços públicos que atuam nestas localidades, de maneira a promover a saúde na perspectiva da atuação frente aos determinantes sociais da saúde e da redução das desigualdades sociais.

O CEDAPS atua no campo da saúde da família desde seus antecedentes em 1991 com o desenvolvimento de experiências no campo da saúde comunitária, reconhecidamente importantes para o desenho do atual modelo de Saúde da Família preconizado pelo Ministério da Saúde no Brasil. A organização é parceira técnicos da Fundação Vale desde 2013, implementando o projeto Ciclo Saúde em diferentes cidades brasileiras dos estados do Maranhão, Pará, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.

Co-executores

O projeto foi elaborado em parceria com a Fundação Vale, que vem atuando como co-executora, e não apenas na transferência de recursos financeiros, mas especialmente com compartilhamento de conhecimento adquirido nas experiência anteriores, no monitoramento e avaliação das realizações.

O projeto conta ainda com a parceria técnica do Instituto de Educação Médica/IDOMED da Universidade Estácio de Sá – UNESA/RJ que oferece o Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família (PPGSF) – Mestrado e Doutorado Profissional e com a Universidade Federal do Sudeste do Pará que oferece o curso de Graduação em Saúde Coletiva da UNIFESSPA.

Município(s) em que será realizado o projeto

Dos 32 munícipios participantes deste projeto, 31 encontram-se nomeados na lista prioritária de municípios do Programa Juntos pela Saúde para os estados do Pará e do Maranhão, como exceção do município de São Luis. Os 32 se localizam ainda na área de influência da empresa Vale e estão contemplados em diferentes projetos sociais da Fundação Vale, já contando com parcerias com o CEDAPS em diferentes períodos.

NORTE – Pará: 08 municípios
1. Canaã dos Carajás
2. Parauapebas
3. Marabá
4. Bom Jesus do Tocantins
5. Eldorado dos Carajás
6. Tucumã
7. Ourilândia do Norte
8. Curionópolis

NORDESTE – Maranhão: 24 municípios
1. Açailândia
2. Alto Alegre do Pindaré
3. Anajatuba
4. Arari
5. Bacabeira
6. Bom Jardim
7. Bom Jesus das Selvas
8. Buriticupu
9. Cidelândia
10. Igarapé do Meio
11. Itapecuru Mirim

12. Itinga do Maranhão
13. Miranda do Norte
14. Monção
15. Pindaré Mirim
16. Santa Inês
17. Santa Luzia
18. Santa Rita
19. São Francisco do Brejão
20. São Luís
21. São Pedro da Água Branca
22. Tufilândia
23. Vila Nova dos Martírios
24. Vitória do Mearim

Descrição do(s) Beneficiário(s)

Serão beneficiários diretos dessa proposta os profissionais de saúde e gestores das Secretarias municipais atuantes na Atenção Básica além da população residente e demais setores como secretarias municipais de desenvolvimento social, lideranças e parceiros existentes nos municípios atendidos na perspectiva da universalidade do acesso e garantia do direito à saúde.


See who supports this project



I want to support

Highlights

. Full image description: . Image subtitle:

Matchfunding: a model of financing that leverages resources and expands impact

In a world that increasingly values collaboration and collective building as a value, models of financing that follow this logic are gaining more spac...

Read more
. Full image description: . Image subtitle:

IDIS participates in the global event CCW2023 with a panel on Matchfunding

Between the 1st and 5th of May 2023, will occur the 4th edition of Catalysing Change Week (CCW). Considering the most significant global event led by...

Read more
. Full image description: . Image subtitle:

National Bank for Economic and Social Development selects IDIS as ‘manager partner’ to improve Brazilian public health system

The matchfunding initiative will finance new technologies to expand health service in the North and Northeast of Brazil. By encouraging the particip...

Read more